Banda: VERMIS MORTEM

Categoria: Death/Black  Metal

Ano: 2015

Southern Evil trata-se de um split com uma banda peruana, a ENYGMA, e uma banda brasileira VERMIS MORTEM. O material aqui no Brasil sofreu uma alteração no formato, pois até onde eu sei existe uma versão em edição ‘book’. Quem ficou a cargo de seu lançamento aqui em nosso país foi a junção de vários selos, mas quem nos enviou o material para esta resenha foi a Rock Animal Records.

Quem abre o material são os peruanos da ENYGMA, que derramam toda sua fúria numa mescla de Death com Black. A banda foi formada em 2013 e tem apenas dois lançamentos antes deste Split. Nossos representantes neste Split, VERMIS MORTEM, surgiu exatamente no mesmo ano, em 2013, e tem apenas um material lançado e foi dele que a banda trouxe três faixas para este split.

O som da baiana VERMIS MORTEM tem praticamente a mesma proposta da banda de abertura, mas com o vocal menos rasgado e mais gutural. Também tem uma qualidade de equalização, que é mais encorpada e mais profissional. A banda é representada por Marcelo The Evil One, que fica responsável pelos vocais e baixo, a guitarra fica a cargo de Thanatos, enquanto a bateria deve ser programada, pois não consta esta informação no encarte (mas é o que dá para se sub entender, até mesmo pelas curtas ressoadas de pratos. A propósito, não consta ficha técnica alguma deste integrante)

As músicas parecem ter sido feitas nos anos 90, pois é exatamente a atmosfera que se respira na VERMIS MORTEM. Em “Genocide (Evil Never Dies)” os vocais são bastante cavernosos e é uma faixa mais direta, diferente da faixa de abertura (I Hate the World). “On the Dark Planes Of Existence”, pra mim foi eleita como a faixa destaque, por ter uma estrutura mais definida. Outra inédita que eles apresentaram aqui foi “Death From Above”, que se mostrou menos agressiva e mais cadenciada. “Fornication Into the Crypt” também foi outra nova que eles mostraram neste split. O que achei estranho foi a oscilação de altura nessa gravação, ora as pegadas do bumbo ficarem no lado esquerdo, ora no direito e ouvem-se algumas chiadeiras na gravação.

Por fim, vale informar que diferente de alguns Splits, este aqui tem letras de todas as músicas. Vale conferir!

(por Hugo Veikon)

                                               << Voltar ao Site