Banda: VAKAN

Categoria: Heavy Metal

Ano: 2012

É impressionante a quantidade de bandas de potencial melódico e bastante peso que estão surgindo no Rio Grande do Sul. Dentre estas bandas, podemos citar Hibria, Hangar, Excellence entre outras. Outra que entra nesta lista é o  VAKAN, que lançou este EP, “Freeze”, trazendo uma sonoridade bem heavy metal de bastante melodia, passando pra um lado mais pesado e feelings nos solos e vocais.

Gravado no Studio Master, os gaúchos de Santa Maria lançaram este primeiro EP de forma totalmente independente, com suporte da empresa Yázigi, que impulsionou tudo para produção do EP, dando todo suporte necessário. As mixagens e masterizações foram feitas por conta dos próprios membros da banda.

Enfim, o EP trás 4 faixas, onde as letras tratam de protestos políticos mas também versam sobre a falta de memória depois de um dia “brisante” como na faixa “According To You”.

Abrindo com “Behind a Lie”, onde os riffs iniciais mostram o peso das guitarras de Alexandre Marinho e Guma Streb, seguido pela marcante voz de Matheus Oliveira. A música é bem rápida e bem animante, já percebe-se que pegada não é o mau da banda, porque isso eles tem de sobra. O único ponto baixo desta música são os backing vocals, que em alguns momentos aparentam serem mais altos que o vocal principal, porém nada que baixe a qualidade da música.

A próxima faixa, “According To You”, tem uma pegada mais hard e é uma música mais curta (com seus 2min47) mas que faz você querer ouvir mais uma vez. Uma ótima ideia cantar refrão junto com um solo de guitarra. E antes de entrar os vocais, pedais duplos do Lucas Oliveira,  que foram muito bem encaixados, deixando a música bem trabalhada na bateria.

Dando sequência com “Curtain Call”, sem dúvida a que possui andamento mais pesado do EP, assim remetendo um pouco a música inicial do trabalho.

“Moving On” é iniciada com o baixo de Carlos L. Schimidtt e vocais de Matheus Oliveira. É uma música bem trabalhada nos feelings, desde os solos da guitarra até as baterias, sem deixar a velocidade e o peso de lado em uma das partes.

O encarte é muito bem trabalhado, com fotos dos membros da banda e as letras do EP, mas poderia ser mais trabalhado em alguns pontos, porém nada que diminua a qualidade deste material.

Podemos dizer que a Vakan com “Freeze” deu início com um ótimo trabalho curto, mas nos deixou ansiosos para o lançamento do seu disco full, porém enquanto o mesmo não sai, vamos ouvindo e curtindo o Freeze!.

[Facabook]

(por Ismael Guidson)

                                               << Voltar ao Site