Banda: SODAMNED

Categoria: Death Metal

Ano: 2011

O site Arena Metal abre as portas para resenhar materiais de bandas em âmbito nacional e como diversas bandas nos procuraram em uma época que abordávamos apenas o eixo nordeste brasileiro, a banda Catarinense SODAMNED foi uma das que tivera apenas o espaço para entrevista. E precisamos voltar no tempo para comentar sobre o grandioso material que a banda em questão lançou em 2011 e ainda continua em divulgação do mesmo.

Apesar do material ter sido gravado entre 2009 e 2010 foi apenas em 2011 que este material saiu e teve uma repercussão formidável em todo Brasil, bem como em outros países europeus, pelos os quais a banda fez tour.

2012 foi a vez do nordeste conferir músicas extraordinárias, que compõem o álbum “The Loneliest Loneliness”. E não tem como não falar da música Fear, que inicia este CD. Ao começar ouvir a faixa você até pensa que vai ser um extremo Death Metal, mas eis que eles oscilam perfeitamente os beats e os riffs, com melodias que nos surpreendem.

Temos ao longo do CD músicas que seguem uma linha de Death Metal oscilante, entre o extremo e trabalhado, que não nos fazem cansar de ouvir e ainda nos estimulam a ouvir diversas vezes. Isso também é possível na faixa Graveyard of Secrets, que dobram vocal com back, entre o gutural ao rasgado. E ainda temos um trabalho de vocal narrado. Vale lembrar que esta música já fez parte do Debut desta banda, em 2003.

O material é composto por 10 faixas e ficaria muito cansativo comentar sobre todas elas, ao mesmo tempo em que seria difícil escolher uma ou outra para destaque, pois o álbum “The Loneliest Loneliness” é perfeito e temos mais coisas pra comentar e mostrar a você que ler esta resenha os motivos para adquirir este material, que tem todo potencial para ser um clássico para o Death Metal brasileiro.

A faixa Sky & Earth é mais uma que já fez parte de um material anterior, foi o Split de 2007 com a banda Dark Celebration – Do Rio Grande do Sul.

Agora vem uma parte interessante. A única música que leva o título em português é Instrumental, falo da Um Enigma Envolto em Mistério, que em seus 3min27seg faz um Death Metal onde não sentimos falta do vocal, pois a mesma é bastante variada e os urros nos soam como parte da revolta que tematiza esta faixa.

Agora mais uma clássica que a SODAMNED compôs foi a Painted in Blue, não vou estragar sua experiência de ouvir esta música, só digo que ela tem variações tão agressivas que poderia ser tema de filme de guerra. Mas sou obrigado a fazer esse comentário: ficou perfeita a parte cantada em português, poema inspirador.

O material tem uma ótima gravação, trabalho gráfico no mesmo naipe. Realizado pela banda SODAMNED que é formada por Edilson Lúcio (g) – felipe Gonçalves (bx – bk v) – Gilson Lange (bt) – Juliano Regis (g – v).

Entrevista [aqui]  -  Site oficial [aqui]

                                                                              (por Hugo Veikon)

                                               << Voltar ao Site