Bandas:RHESTUS

Categoria: Thrash Metal

Ano: 2015

Os anos de estrada sempre trazem bons e maus frutos. Um desses exemplos é dos catarinenses do RHESTUS. Formada em 1993 e contando hoje com uma discografia de duas demos, dois EP’s e dois full-length, os caras tem uma qualidade sonora de deixar muito gringo no chinelo, mas ainda são vistos como banda underground no Brasil. Por sorte nossa, em parceria com a Metal Media, eles nos brindaram com este ótimo DVD. O thrash metal que os caras praticam é rápido, com muito trampo de guitarras, bumbos duplos e pegadas seguras, muito similar a escola alemã. O vocal de Alex Fantasma se assemelha muito ao de Mille Petrozza, do Kreator, e outras características destes alemães também são notadas ao longo das faixas.

O DVD é longo, mas é bem atrativo. Tem um show completo e muito bem produzido, de 08/08/2010, no 12º River Rock de Indaial/SC, cidade natal dos caras, cenas de backstage, o clipe de “Games of Joy… Games of War”, uma apresentação no Programa Rocktime, um show no Iceberg Rock Festival e uma apresentação da biografia e discografia dos caras. A parte gráfica do mesmo é bem bacana e conta também com um encarte com detalhes complementares do material.

Já partindo para o show principal, produção de palco não é exagerada, mas o som captado é de primeira. Você conseguirá ouvir nitidamente os instrumentos e também não há muito delay entra a imagem e o som. O show tem cerca de uma hora de duração e tem um setlist basicamente calcado no álbum “Games of Joy… Games of War”, lançado naquele ano de 2010. Das 13 músicas apresentadas, duas são intros, oito são deste álbum citado e apenas três são do álbum “Embryo of the Endless Sands”, de 2003.

Após uma breve introdução, Alex Fantasma (guitarra e vocal), Richard Bico (baixo e backing vocal), Marcão Diegel (bateria) e Tiago Sestrem (guitarra e backing vocal) entram com o acelerador no máximo e freio de mão quebrado, emendando “Games of Joy… Games of War” com “Scars”. Uma rápida respirada e entram duas músicas do debut, “Die Like a Dog” e “Bullet in Point”, que não deixam a peteca cair. Outro destaque do show fica por conta de “Trivial Pieces of Meet” enquanto “Fuck Off!” é ‘dedicada’ aos políticos. Finalizando o show, “Insane War” do debut e “Hate! Is What I Feel” do “Games…”. No geral, quem foi a este show deve ter saído de lá com o pescoço doendo bastante, pois motivos para isso tiveram.

Seguindo a sequência do menu principal, temos cenas dos bastidores, conversa com a galera, encontro com ex-integrante, montagem do palco e ajuste do som. Na sequência tem o clipe citado, onde os caras mesclaram cenas do show do River Rock com cenas e citações de guerras. Como o som foi captado do CD, então o mesmo é bem mais límpido que o som do show principal.

Passando para o programa Rocktime, temos cenas do show que o Rhestus fez em Curitiba em Abril de 2012. A gravação não tem um bom som e a produção do palco não é tão boa quanto a do show principal, mas os caras descem a madeira sem piedade. As imagens aparentam ter sido feitas por uma única pessoa em vários locais diferentes.

O interessante do DVD é o último show, no Iceberg Rock Festival em 08/11/2014. Digo interessante, pois mais parece um show particular, pois a platéia do mesmo não deve exceder 20 pessoas! A imagem vem de uma única câmera, que só se movimenta com a vibração da coluna onde a mesma está fixada. Mas o que surpreende neste show é que o som é cristalino, perfeito. Ouso dizer que está até melhor que o som do show principal. Pra não fugir à regra, os caras detonam um ‘puta’ set em um show de, aproximadamente, 45min.

Finalizando o DVD, temos a Discografia e Biografia, que é passada em forma de clipe em formato flash. Particularmente não gosto muito deste formato para este tipo de apresentação, mas como a apresentação foi muito bem feita, fica aqui outro ponto positivo.

 

(por Léo Quipapá)

                                               << Voltar ao Site