Banda: PERC3PTION

Categoria: Heavy Metal

Ano: 2013

Fundada em 2007, PERC3PTION trás uma linha Power/ Prog metal e em julho de 2013 lançou seu primeiro trabalho intitulado “REASON AND FAITH” produzido por Edu Falaschi (Almah, Ex- Angra). Lançado pela MS Metal Records, o grupo veio crescendo cada vez mais e divulgando seu trabalho de uma surpreendente qualidade.

O material possui 9 faixas e sendo um álbum conceitual, já de cara dá pra perceber na encarte (de fantástica qualidade) e no nome do álbum, que os temas apresentado pela banda são ciência vs. religião, tanto que as primeiras partes da encarte mostra as letras mais ligadas a religião e a segunda parte, letras ligadas a ciência, não deixando claro à linha ideológica da banda.

Bom, em primeira audição do álbum “REASON AND FAITH”, a princípio o que me veio à cabeça foi a pergunta “Como assim a fábrica de criatividade brasileira está parada?”. O disco pode não agradar a todos, porém a PERC3PTION trouxe um álbum com riffs agressivos, baterias rápidas, vozes com bastante melodia e muitas técnicas por parte de cada músico.

Com o teclado da introdução gravado por Edu Falaschi o disco começa com a faixa “Trust Yourself” e “Noneexistence” sendo notáveis características as clássicas baterias do Power Metal dos anos 80 e com os riffs também nas mesmas linhas. As músicas ainda variam para o Power Metal Melódico apresentado no final dos anos 90. Muitos podem se perguntar “Qual a diferença?” bom basta apenas fazer uma comparação das bandas Blind Guardian e Sonata Arctica, assim notaremos a diferença.

Seguindo com “Surrender”, posso dizer que a música fora muito bem escolhida para ser clipe da banda já que a mesma começa como uma balada, só que os riffs e refrão pegajoso tomam conta depois de certa parte. Riffs e refrãos que podem ser vistos também nas faixas “Dead Man in Me” e mais um pouco trabalhado nos solos em “Illuminati”.

O disco se diversifica um pouco trazendo as faixas “Master of Illusions” e “Suspension Of Disbeliff” diferentes das outras músicas, porém sem deixar o power metal de lado apresentando belas canções.

E quando se fala de Power/ Prog Metal todos já vem consigo a ideia daquelas faixas longas, com PERC3PTION, não foi diferente a banda trouxe “Feeding On Living Blood” e “Beyond The End Life” duas músicas bastante trabalhadas. “Beyond The End Life” em um instante os contratempos da bateria soa um pouco estranho, porém nada que duas audições das músicas não faça você se familiarizar.

Sem dúvida a banda conseguiu lançar um disco que trouxesse influências mais antigas e características mais atuais, com REASON AND FAITH dando inicio, a PERC3PTION começou trilhando uma grande carreira.

[Facabook]

(por Ismael Guidson)

                                               << Voltar ao Site