Banda: FRADE NEGRO

Categoria: Heavy Metal

Ano: 2012

Santa Catarina abre as comportas e nos apresenta a FRADE NEGRO, uma banda que está na luta desde 2004 e , incrivelmente , tem uma formação estabilizada com os mesmos membros desde seu ano de formação, sendo eles: Rodrigo Santos (v) . Murilo Soares (g) , João Ortiz (bt), Marcos Strelow (bx). E vale informar que nenhum deles têm experiência em outras bandas que tenha m emplacado.

E aqui, no "Black Souls in the Abyss", lançado em 2012, eles mostraram um Heavy Metal tradicional muito bem elaborado, que é possível conferir algumas influências de bandas como Manowar e Edguy e outras bandas dessa linha, mas poderíamos dizer que a banda, na verdade, toca um power metal.

Na primeira faixa já é possível imaginar a locomotiva, aí entram com "Headbanger", que soa como um hino para banda, apesar que eu também voto na faixa "Souls in the Abyss", que tem arranjos muito mais interessantes, com seu refrão pegajoso repetindo o nome da música.

Sobre a levada Power Metal, que mencionei algumas linhas acima, eu diria que aqui na faixa "Black Warriors" e em "House of Pain", ambas tem pegadas onde ficam nítidas essa influência, embora essa última música seja de Deadzone, que fiquei sem saber se é uma antiga banda dos anos 90, ou uma pessoa quem a escreveu naquela época.

Chegando já ao final do cd, a banda executa "Forgoteten By  The God", um Heavy tradicional, que se mistura a um hard contado pela voz ríspida de Rodrigo Santos, que dá todo peso na música.

Por questão de tema eu elegeria a faixa "The Snake Smoked", como a minha preferida por dois grandes motivos: Instrumental perfeito e tema que impacta. Acho que a junção destes dois elementos é o que uma música precisa para emplacar. Também destaco que poucas vezes vi uma banda brasileira abordar sobre o Little Boy, mesmo que tenha alguma que tenha abordado eu ainda elegeria a da Frade Negro, pois essa soa de forma poética.

Todas as faixas são dignas de abrir uma cerveja e começar a bater cabeça, melhor ainda se você tiver como saborear a cerveja da FRADE NEGRO. É isso mesmo! A banda tem uma cerveja própria que, em breve, resenharemos seu sabor.

Myspace [AQUI]  -  Facebook [AQUI]

(por Hugo Veikon)

                                               << Voltar ao Site