ENTREVISTA COM A

O SupreMa é uma banda de Power Prog Metal formada em 2004 pelo guitarrista Douglas Jen. No início o projeto era fazer uma Metal Opera, porém como o trabalho ganhou grandes proporções, acabou virando uma verdadeira banda.
No mesmo ano a banda gravou seu primeiro trabalho em estúdio, o EP "SPYEYES".
A banda excurcionou por diversas cidades brasileiras divulgando seu CD, e foi considerada como a grande revelação brasileira. A carreira internacional da banda iniciou no ano passado, quando a banda começou a ganhar destaque em rádios no EUA e Portugal, sendo líder de audiência em programas especializados em heavy metal junto com bandas como Iced Earth, Helloween, Children of Bodom, Ozzy entre outras!
E Agora em 19 | Fev | 2010, ele voltam a Pernambuco para nos mostrar como a banda anda, e deu uma prévia do que será, uma conversa com Douglas (guitarra) para nos explanar melhor.

 

Arena Metal: Primeiramente, Douglas, gostaria de agradecer a entrevista e perguntar por que esse entrosamento com o público pernambucano?
Douglas JEN (SupreMa):
Ola internautas! É um grande prazer estar por aqui no Arena Metal podendo fazer um bate papo, agradeço pelo convite!
Bom, Pernambuco com certeza foi um estado muito importante de nossa outra tour. Todos os outros estados foram demais, em cada cidade pudemos ver e receber o carinho dos fans, mas Pernambuco foi realmente algo diferenciado, talvez pelo fato de termos tocado em mais cidades em 2008, e ter tido mais tempo em cada cidade, então pudemos ter um contato mais próximo com todos, fiz alguns workshops em lojas e sempre ficava depois la um tempão atendendo a galera! Rolou um lance bem “família”.

Arena Metal: Já sinto a Suprema, no geral,  como uma banda pernambucana. Como surgiram os primeiros contatos para show por aqui?

SUPREMA: Em 2008 estávamos prevendo nossa primeira tour, e quem deu um grande suporte foi a galera do Alkymenia. Conhecíamos alguns produtores, e eles nos indicaram outros, fomos pensando como faríamos para conseguir fazer uma rota legal, e ao final conseguimos chegar até Manaus-AM!

  

Mas o SupreMa tem um pé em Caruaru sim, nosso baterista Helmut Quacken mora na cidade já há 2 anos, e por lá temos grandes amigos também! Nossas tours agora mais parece uma reunião de amigos do que realmente uma viagem de trabalho!

Arena Metal: A banda nas últimas vezes que esteve por aqui esteve acompanhado com o André Matos, como também já abriu pra outras bandas renomadas. Na opinião da banda, qual o melhor: Ser a atração principal ou dividir sempre palco com essas bandas?
Douglas JEN (SupreMa):
Bom, nós particularmente preferimos quando o show é do SupreMa, porque, por mais que algumas vezes o público possa ser um pouco menor do que atrações de grande porte, quem vai ao show é o verdadeiro fan da banda, aquele que canta junta, aquele que vai de camiseta da banda, leva o CD, quer tirar foto contigo... Quando você toca com atrações de grande porte, muita gente te conhece, mas a maioria vai conhecer seu trabalho ali. Mas não temos problemas em tocar com outras atrações, isso nunca! Tanto é que com o André mesmo a gente já havia tocado em 2007 em São Caetano do Sul, e em 2008 veio o convite de fazer novamente, porém em Recife.
Mas prefiro, claro, é ver nossos fans ali grudados na grade, chegando cedo e ficando de pé até o final agitando! Isso que move qualquer musico e artista!

Arena Metal: Na capital, Recife, você irão tocar uma parte do show como Iron Cover, foi o que deu pra entender no anúncio. Primeiro ouviremos Suprema ou Iron (cover)?
Douglas JEN (SupreMa):
Isso, faremos uma parte do show inclusive com inéditas da banda, e também parte do show homenageando o Maiden!

                                                                 Download do cover feito pela banda (aqui)

Arena Metal: Por que exatamente Iron? E Também por que Iron no Myspace da banda?

Douglas JEN (SupreMa): Iron Maiden com certeza é uma inspiração para qualquer banda. Fazemos um som mais técnico e bem mais veloz.... As pessoas fazem a mesma pergunta “Por que Iron Maiden se não tem hada a ver com som de vocês?” Porém não adianta, crescemos ouvindo Maiden, influenciou toda uma geração e para nós é uma diversão! Fazemos tributo a bandas de Prog Metal também, porém no Maiden a gente “se diverte”.

    

E claro, sendo um tributo (e não um Iron Maiden Cover) temos a liberdade de fazermos algumas versões com a cara do SupreMa, todos poderão notar detalhes diferentes que inserimos no tributo, em um set matador! Tenho certeza que ninguém vai arredar pé antes do final do show, e vão cantar do começo ao fim os clássicos!

Arena Metal: Visitará também Caruaru, o set list de uma cidade para outra haverá muita diferença?
Douglas JEN (SupreMa):
O set será basicamente o mesmo, somente algumas mudanças nas inéditas, pois como todos sabem finalizamos as pré-produções do disco e era para estarmos gravando neste momento... Mas a tour veio, e vamos então gravar no intervalo dos shows de Fevereiro e Final de Março. Para esta tour então, vamos “experimentar” algumas músicas ao vivo, ver como elas se saem e claro, fazer os últimos ajustes!

Arena Metal: Da vez que tocaram aqui em Recife, se não me falha a memória foi no Club Português. Vocês fazem ideia o que é tocar Escape ( faixa que não deve faltar) no Bomber Bar? Vão derrubar aquele lugar...rsrsrsrs... Escape vem com uma nova roupagem?
Douglas JEN (SupreMa):
Isso, foi no Português, lugar muito legal! Quem sabe um show do SupreMa por lá na tour do disco novo? Rs

Mas com certeza Escape estará no set list la no Bomber, é uma música que a galera gosta e canta do começo ao final! Powermind é o hit da banda, a música sempre esperada, mas Escape tem sido sempre bem aceita.
Já que é para falar no set list, outra que chamou atenção na outra tour e que promete ser outro grande hit é a Fury and Rage, música inédita, é para bangear do começo ao final!

  
          CD da banda

Arena Metal: Vocês sempre fecham agenda primeiro com Caruaru e em 2008 fizeram uma turnê por aqui bem extensa, pensei até que banda não tivesse gostado, pois não repetiu a dose em 2009. O que houve com a banda em 2009?
Douglas JEN (SupreMa):
Olha Caruaru definitivamente é Rota do SupreMa para qualquer tour da banda pelo Nordeste! Se a banda pisar no Nordeste, tenha certeza que Caruaru estará na rota! Se não for com show, será com workshop ou alguma jam.
Nossa tour 2008 foi maravilhosa, porém quando voltamos priorizamos o disco novo, passamos o ano todo terminando os últimos detalhes e gravando as pres do CD na integra!! Eu mesmo gravei pelo menos umas 4 vezes cada música! Mexemos bastante nisso até chegar no ponto que julgamos ideal. Nesta concentração de CD, acabamos fazendo somente 1 show em 2009 que foi em SC, onde fomos atração juntamente com Tuatha de Dannan e Krisiun. Fora isto o ano todo foi trabalhando o CD!
 

Arena Metal: Desda vez, os primeiros contatos aqui em Pernambuco pra realização dos eventos surgiu primeiro para fazer o workshop, ou o show em Caruaru, ou simplesmente pegaram gancho na apresentação do carnaval da Bahia (Palco Rock)?
Douglas JEN (SupreMa):
Agora em 2010 iríamos somente fazer uma tour novamente após o disco, mas pintaram datas muito legais para fazermos e não poderíamos recusar, como a exemplo do Palco do Rock em Salvador (16.02) que ocorre durante todo o carnaval, levando a galera do Rock da Bahia e todo Nordeste para curtir o Carnaval diferente! 4 dias de Rock/Metal em pleno Carnaval!
Depois deste show confirmado fomos terminando de ver mais algumas datas... E Pernambuco com certeza estaria na rota! Sempre!

  

Arena Metal: Bem, deixo esse espaço para vocês deixarem uma mensagem aos bangers que irão comparecer nos shows do dia 19.02.2010 (caruaru) e no dia 20.02.2010 (caruaru).
Douglas JEN (SupreMa):
Galera, em 2008 foi nosso primeiro encontro, pudemos fazer grandes shows! Agora em 2010 levaremos a vocês um tributo especial ao Maiden além do show da banda, o Set list está fantástico e quero vê-los todos por la nestes dois shows! Quem foi em 2008, agora em 2010 vai se suprender principalmente com as músicas inéditas!
Acessem o site e fiquem sempre ligados nas novidades de tudo o que ocorre na tour, estamos fazendo uma Diário de Tour!! Todos dias alguém da banda escrevendo para o blog, contando novidades, curiosidades e muita coisa  nova! www.diariodatour.zip.net

Acessem também www.suprema-online.com . Abração a todos.

                                                                                      (Entrevista por Hugo Veikon)