Prestes a completar 20 anos de carreira a OLIGARQUIA vem nos dizer como é estar na estrada tocando Death Metal (old School) sem pagar pau aos que dizem ser da mídia especializada. Neste ano a banda lançou mais um material fonográfico intitulado Distilling Hatred e o diferencial é vender esse material por um preço justo aos que apreciam comprar full lenght. Leia e veja o que mais eles comentam.

Arena Metal – Obrigado em aceitar participar do site Arena Metal. Vou parabenizá-lo antecipadamente pelos 20 anos de banda e pelo excelente material lançado, Distilling Hatred. Diga-nos se esse investimento tem a ver com a comemoração ou foi mera coincidência? Até porque vocês agora se agendaram apenas para ano que vem, não é?
PANDA REIS – Que isso irmão, eu que tenho que agradecer  por você disponibilizar seu tempo com a banda. Pois é, já temos 20 anos hein ... O tempo passa muito rápido, se eu te falar que mal vi esses anos passarem você acreditaria!? Me lembro perfeitamente do dia que decidimos montar uma banda, até dos detalhes eu me recordo, e eu tinha certeza que a banda não passaria de alguns meses (rs). Esse cd novo Distilling Hatred, é apenas mais um cd da Oligarquia, nada de comemorações, disco especial pra comemorar as duas décadas, eu particularmente não curto esses lançamentos comemorativos, me lembro que quase fizemos alguma coisa assim quando fizemos 15 anos de banda, mas eu consegui tirar isso da cabeça deles, dessa vez nem se cogitou algo comemorativo, é apenas o cd seguinte da banda. Sobre a agenda da banda estar encerrada para shows esse ano, é apenas para o Max ter o tempo necessário pra curtir o final da gestação da esposa e o nascimento do primeiro herdeiro dele, ele ter o tempo que achar necessário para se fazer presente nesse momento. Não sabemos quando voltaremos aos palcos , mas temos planejado e preparado algumas coisas que devemos postar nos sites da banda no decorrer do tempo, fiquem ligados nos sites.

Arena Metal – Pow! 20 anos não são 20 meses... Então a banda tem muitas histórias, principalmente em questões de apresentações ao vivo, que é o que marca nas bandas. Qual a história mais cabeluda vocês podem nos contar.
PANDA REIS – Pois é ... Eu to com 38 anos , já passei mais da metade da minha existência nessa porra de banda !!!!! Acho que é impossível citar tudo que aconteceu e ainda acontece na estrada , nos estúdio ... (rs)
Porra ... Sei lá cara , me lembro de shows bem loucos aonde tinha gente a caráter ( vi até um Rei Arthur na platéia) , teve um que desci no meio do show pra tirar satisfação com uns Black NS que me xingaram enquanto eu tocava ... Teve outro que tivemos que sair correndo do pico pra evitar o choque com skins ... Teve outro que o Guilherme quase foi preso ... Caraio !!! Quando a gente se trombar pessoalmente você ( que esta lendo), me paga uma cerveja que eu tenho milhares de historinhas “comportadas” pra contar !!! Hahaha...

MAX HIDEO – Ainda bem que minhas histórias mais cabeludas estão e aconteceram fora de estar em bandas... rs

Arena Metal – Max Hideo, esse é seu primeiro disco com a Oligarquia, e de cara você já encara uma batalha junto à banda para fazer por conta a produção do material. O resultado foi o esperado? Como foi de cara enfrentar esse ‘trampo’ hard? E esse foi o único motivo para essa extensa demora de lançamento?
MAX HIDEO - Primeiramente agradeço ao espaço cedido, valeu mesmo!! Sim, esse é meu primeiro trabalho com o Oligarquia e já me sentia em casa pela a amizade que já tinha com o tranquera do Panda a anos, então minha entrada a Oligarquia foi super tranquila. Se o resultado foi o esperado... Era pra ter sido melhor se não tivéssemos passado por mudanças inesperadas  na lineup na época das gravações.

A extensa demora de 2 anos para lançar o CD foi exatamente às mudanças dos guitarras que tivemos no meio das gravações, mas o que mais atrasou todo o lançamento foi à procura por um patrocínio. Na época não tínhamos verba de nossos bolsos para lançar o álbum devido que gastamos com as gravações. Então demorou uns 2 anos até que conseguisse o patrocínio da empresa Frigocenter que apoiou sem frescuras.

Dava até para termos lançado antes o material através de gravadoras que nos ofereceram algumas propostas. Mas essas propostas na boa... Eram totalmente ridículas ao extremo, pelo menos da minha parte.

Arena Metal – Saída e entrada de integrantes em banda é normal, sobre tudo em banda de Metal. Fora o atraso do material, o que mais a banda pode dizer que a saída de Vitor ocasionou de positivo quanto de negativo para o Oligarquia?
PANDA REIS – Victor Pancho voltou pra Oligarquia , esta de novo com a gente, e no caso da saída dele, foi algo que era necessário pra ele se ligar e de certo ponto foi fundamental por que ele saindo o Guilherme voltou pra banda , algo que desejava fazia tempo, e agora que ele voltou chegamos à formação ideal para a Oligarquia , com duas guitarras. 

MAX HIDEO – “Agora o boliviano” esta de volta. rs

Arena Metal – A banda já vem lutando a um bom tempo no cenário nacional e eu acho a banda um pouco injustiçada pela mídia especializada. Inclusive li uma resenha do Distilling Hatred que praticamente nem falaram o conteúdo musical da banda, falaram mais do release. Vocês acham que é questão de correr atrás mesmo para tentar divulgar mais a banda ou alguns tipos de mídia só divulgam o que vendem mesmo?
PANDA REIS – Injustiçada pela mídia ?? Eu não usaria esse termo parceiro, eu diria que eles não tem interesse algum em nós, pois não temos nada a oferecer pra eles, eles sabem que não encaramos o trabalho deles com seriedade e o respeito que temos por eles é muito frágil , eles não nos querem em sua mídia, pois não temos nada a ver com o padrão que eles vendem, às vezes eles entram em contato, tentam  uma aproximação (rs), chega a ser engraçado cara !! Eles não nos colocam na mídia deles, talvez para não nos dar publicidade, não fazer o monstro crescer saca !??? Isso não me incomoda irmão, sei justamente os motivos e por incrível que pareça, tenho amigos nessas mídias (rs), mas nunca se quer insinue qualquer coisa, perguntei qualquer coisa ... Somos Leões para os quintais deles (rs). Eles divulgam o que vende sim irmão, ou algum outro “produto” novo , nós não somos viáveis, não vendemos , não damos destaque , não somos nada além do que cinco caras , cada um de cada canto da Cidade , fazendo death metal old school , tradicional  mesmo.
Tanto é verdade que as poucas vezes que aparecemos é para dar explicação sobre nossas brigas com gravadoras e a mídia (rs), mas porra ... Nunca brigamos com  eles !!! Apenas achamos eles uma extensão do capitalismo selvagem que coloca tudo ,até a arte e pessoas, como mercadoria, ai critico, tenho o direito disso não tenho ?? E ai eles se ofendem com minhas críticas ... Porra , não tenho nada contra as pessoas , mas sim contra as instituições e a ideologia cada vez mais capitalista no underground. Eu só falo o que penso , sei lá por que eles se incomodam tanto com o que eu falo ...

MAX HIDEO - Quando lançamos o Distilling Hatred, nem pensamos e imaginamos em enviar nosso material para ter resenhas nessas mídias e principalmente esta citada...rs, mas acaba chegando à mão desse pessoal de alguma forma. Tanto que focamos mesmo em cima de zines, webzines. Eu acho ridículo o lance de banda hoje em dia na maioria das vezes... A coisa esta tão ”profissional” que chega a parecer uma empresa e não uma banda, um lance de fazer um som e tal. Até mesmo bandas que estão surgindo recentemente, ou outras que estão ai a menos de 3 anos de estrada ou mais. Digo nojo no sentido que parecem estarem mais preocupados em sair gravando para ter suas resenhas nessas revistas grandes, preocupados em fotografias do que tocar num bar, mostrar seu trabalho primeiramente para um publico mais fiel ao som da banda.

Arena Metal – Então venda o peixe da banda ai. Qual o diferencial de vocês para com essas bandas que a mídia insiste em nos vender?
PANDA REIS – Nenhuma. Não existe diferença, o que existe são pessoas que sabem fazer o jogo deles, sabem ficar na internet em contato , babando o ovo , algumas tem grana pra investir em propaganda ( e eles adoram isso , pois é $$$$ entrando no caixa deles ) , pessoas que fazem o que eles querem só pra aparecer ... Cara , chega realmente a ser engraçado , esses dias mesmo uma mídia me procurou pra fazer um lance com eles, uma sessão que eles tem , aceitei , não sou troglodita como todos pensam , falo com todos eles que me procurarem ,trato bem mesmo saca !?

Mas mano ... A matéria era ridícula , fiz em dois minutos , porém a escolha da foto pra se colocar na matéria durou dias e dias ... Eles queriam uma imagem  em que transparecesse esse “animal indomável” que eles me pintam , mas eu não sou esse ser ai não cara (rs), então eles ficaram penerando imagens que se aproximasse mais da imagem que eles querem vender de mim !! Você entendeu !???

O reportes que fez a matéria é meu amigo á anos, ele não teve culpa, mas sim seus “patrões”. Até você aceitando certas coisas , se mostrando como você é , isso não interessa , eles já criaram um esterotipo do Panda Reis , que eles vão levar até o fim , me odiando ou me aceitando , foda isso !!!! Somos apenas uma banda autodidata que gosta de tocar esse death mais antigão , mais tradicional , mais reto , cru , violento e caótico, não somos diferentes das milhares de bandas que tem  por ai , os membros da banda ai sim , somos totalmente diferente das outras pessoas das outras bandas !! Hahahahahaha !!!!

Arena Metal – Investimento em divulgar em zine é bem eficaz, muitas vezes mais que em revistas capitalistas do caralho, mas tenho visto a divulgação na nova ferramenta que é a internet, vocês têm tido resultado nacional e internacional nesse canal?
PANDA REIS -  A “MIDIOCRASIA” é nivelada irmão , estão todas muito parecidas , seguem o mesmo padrão da “major” que deu certo e já era ... eu prefiro zine impresso mesmo , e acho que todo web zine tinha que ter uma versão impressa , mesmo que semestral saca !?? Essas mídias são muito mais honestas que todas as outras mídias ditas especializadas , mas pra mim elas devem se manter longe do padrão que se impõe , ser original , é a chave do negócio cara !!! Não tenho nada contra revistas, sites e empresas dos “donos do underground”, até aparecemos lá em pequenas proporções, eu não tenho nada contra, acho que eles que tem contra a gente (rs).A divulgação podia ser melhor pra gente nesses meios digitais , o problema é que somos muito ocupados cara , somos tiozões , eu tenho 38 anos , família , filho , trampo , estudos ... não da saco pra chegar em casa quase meia noite e ficar on line (rs), e não temos grana suficiente pra bancar alguém pra fazer esse tramite pra gente, então da maneira que trabalhamos , eu acho que tá indo bem ... ainda mais sem a mídia especializada, mas me sinto feliz pra porra ao ver minha banda em um zine , web zine !!! Esses dias dei entrevista pra um zine , quando o zine chegou pra mim , veio ... quase chorei !! (rs) ele era xerocado , colado saca !?? Coisa de velho ... sei disso hahahaha !!! A parada era honesta parceiro ...ficávamos a noite inteira respondendo cartas e gravando fitas demos !!! Só ficava no underground quem tinha culhões. Hoje também , mas se você não tiver culhões, você pode comprar um na internet !!! hahahahaha !!!

MAX HIDEO – Então vou cobrar um salário mensal já que tenho q ficar mexendo no site...rs. Como sou eu que mexo no site todo e eu que fico com toda essa parte do conteúdo do site, sempre (todo final de mês) acesso o painel de controle e é legal ver que países como do leste europeu que estão acessando com uma freqüência boa nossa página, fora o leste europeu, estamos tendo uma quantia significativa em nossa página.

Arena Metal – Cara, não fiquei sabendo de show de lançamento do Distilling Hatred, nem porra nenhuma. A banda nos mostrou 3 músicas para audição e divulgação, que para mim foi uma honra e foi assim que fiquei sabendo do lançamento do CD Distilling Hatred, daí já soube que o valor do CD está absurdamente barato. Como vocês conseguiram fazer essa promoção junto com a Poluição Sonora Records? Seria pra mostrar a essas revistas e gravadoras capitalistas? Inclusive o valor está bem nítido no site oficial de banda.

PANDA REIS – Não ficou sabendo por que não teve. Odeio essas putarias, essas demonstrações de ego, imitações decadentes de bandas do mainstreem, U2 que faz show de lançamento, Metallica que faz todo um barulho em cima de um lançamento, com Oligarquia porra nenhuma dessas palhaçadas, somos músicos não políticos pra ficar chamando atenção pra si, colocamos os sons lá pra galera ouvir e depois o cd saiu , simples como a gente. Conseguimos esse valor por que a gente praticamente tomou a gravadora deles, roubamos ou desapropriamos e nacionalizamos hahahaha !!!!

Estamos trabalhando com eles agora , e hoje nem é mais uma gravadora, não nos moldes que as pessoas entendem como gravadora, em breve eles terão um site oficial no ar e ai vocês poderão entender do que eu falo. Mas na real o que barateou o cd foi à vergonha na cara de saber que um cd não tem o preço justo, que o lucros são absurdamente um roubo, da pra ter um lucro bem menor e não ter prejuízo ... Outra coisa foi o formato , em SMD que barateia, sem contar que optamos por algumas atitude ecologicamente corretas que no final acabou barateando e muito o cd, sinceramente eu já estou de saco cheio da maneira padronizada que as coisas andam, o capitalismo nivela tudo por baixo , e as buscas de todos estão cada dia mais medíocre para mim, saca!? Minha busca como musico é outra, ainda me enoja atitudes de verdadeiras prostitutas e cafetões que eu vejo, mas , chamam isso de evolução ... Profissionalismo. E a musica ???? E as idéias nas letras ???? Será que dão realmente importância pra tudo que deveriam dar?? O metal apenas mais um intreterimento, um produto que cada dia que passa se afasta mais da idéia contestadora inicial. Não estou falando para todos serem revolucionário ou contestadores , só queremos que parem de encher o meu saco com tanta merda descartável !!! hahahahaa !!!!

MAX HIDEO – E teve gente que queria nosso CD em seus catálogos de vendas... e acreditem, teve “pessoas” que não quiserem pegar nosso material devido que no formato SMD é obrigado a ter o valor estampado na capa (valor de R$ 7,00), não pegaram nosso cd por que queriam lucrar mais em cima do nosso trabalho do que a própria banda, acredita?? Pra mim é uma grande honra que esse povo não pegue nosso CD só por causa do valor na capa estampada, pois ai que você vê quem é quem, ai que o funil fica mais estreito... rs.

Arena Metal – Neste caso de publicidade. Eu vi no Site da Oligarquia diversos apoios, alguns selos – Studio de Tattoo – E um que me chamou bastante atenção o Insano Booking, do amigo César, este último um agência. A banda está prevendo alguma temporada de tour brasileira ou fora do país? E aproveita diz ai a possibilidade de tocarem pelo Nordeste, sobre tudo Pernambuco.
PANDA REIS – Cezar é um parceiro de longa data, conheço esse cara desde quando ele começou com a Insano Booking e o logo dele tá ali mais por camaradagem mesmo, do que pretensões ou planejamento de se fazer uma turnê nas gringa, a vontade até existe sim, mas nunca faríamos nada além das pernas da banda. Quem sabe ano que vem a gente vá ... e do jeito que somos , vocês ficarão sabendo quando voltarmos hahahahahaha !!!! Porra irmão !!!!! é só nos chamar ,que a gente sobe sim , sem problema , a treta é que ninguém nunca chamou de verdade saca !?? Se o cara falar : “ tá aqui as passagens , o show é tal dia.” , estaremos lá com certeza.

Arena Metal – Temos atualmente uma seletiva que ocorre em muitas capitais de diversos estados. E nesta seletiva tem algumas dessas bandas que você falou (de 3 anos, pousando pra belas fotos). Vocês acham que este formato “seletiva” ajuda e ao mesmo tempo prejudica algumas bandas que tem caráter? Porque em meu ponto de vista, muitas vezes parece ter alguma carta marcada.
PANDA REIS – Cara ... você vai me colocar nessa roubada mesmo??? hahaha!!! Porra ... preferia falar de musica , do cd novo saca !?? Ando cansado de só eu falar e só eu receber os “efeitos” por eu ter falado (rs) , mas pra responder de maneira mais sutil possível, eu digo pra você irmão, a Oligarquia não participa dessas seletivas.

Arena Metal – Vocês têm uma vasta experiência, o tempo pode confirmar, e sabemos do envolvimento de alguns integrantes com outras bandas, eu particularmente não curto essa de trabalhos paralelos. Até onde isso pode prejudicar a Oligarquia?
PANDA REIS – Até aqui, em 20 anos, em nada prejudicou, na verdade em alguns momentos são eles que dão gás pra continuar fazendo o mesmo som sempre , pois a Oligarquia é uma banda de death metal old school , e às vezes queremos tocar outras coisas e isso é saudável para a banda.

Arena Metal – Vamos finalizar por aqui, vou agradecendo o tempo de vocês, e não vou me arriscar a deixar o espaço para vocês falaram o que quiserem... (risos)... Não sou louco! (risos). Prefiro que vocês deixem um testamento aqui neste site: Qual seria a música que rolaria no funeral de cada integrante deste pandemônio chamado OLIGARQUIA?

PANDA REIS – Hahahahahahaha !!!! Pode crer irmão ... melhor não deixar a gente falar não, se não ... hahahaha !!!! Caraio ... ai é foda ... já respondi uma pergunta parecida com essa e sinceramente nem lembro qual musica eu tinha colocado lá ...(rs)

Bom ... digamos que para o minha morte de hoje eu queria ouvir “Ascensão e Queda” dos Ratos de Porão.

MAX HIDEO – Nesse álbum no meu funeral.. a intro do filme apocalipto ta ótimo!! Hahahaha, o moleque no filme é sinistro falando a parada.

Contato: oligarquiadeath.com.br

                                                                                             (Por Hugo Veikon)

<< Voltar ao Site