MORCEGOS, história do Metal Alagoano. A banda já lançou K7s, LPs, CDs, Livros e diz que hoje se relaciona muito bem com a mídia da internet, pois os lançamentos atuais são gravados e disponibilizados na web. Em uma conversa descontraída com Tone (Frankstone), ele nos fala sobre essas histórias, sobre o novo lançamento, bem como agenda de show da banda e lógico diversas histórias que a banda tem a contar.

Arena Metal - Que honra ter a Morcegos, uma banda que faz parte da real cena underground, ou seja, vocês vieram de uma década que realmente as coisas eram Underground (80’s). Pois bem, neste ano a MORCEGOS lançou o novo material intitulado Before the Evening is Through, como está a divulgação deste novo material?
Frankstone
: A galera achou macabra demais, acho que estamos cada dia mais pesados, e chega um momento em que ultrapassamos os limites,é como um vicio que precisa de doses mais fortes cada vez mais,a repercussão aumenta cada dia, a aceitação ao álbum está ótima.

Arena Metal - Esse material foi lançado de forma independente ou teve algum selo, ou apoio similar para com o material?
Frankstone: Olha em junho de 2010, quando a morcegos havia lançado há pouco tempo o álbum de nº100,o cd black side revolution, decidimos não mais lançar trabalhos no formato CD, e por tanto daí p/ frente passar a lançar virtualmente, e sempre fornecendo os links para os fãs baixarem gratuitamente os novos trampos, e fazendo isso derrubamos dois muros com um só chute: sem gastos com estúdio (já que gravamos em casa) sem gastos com prensagem e com os links passamos a ter uma ideia de quantidade de downloads e infelizmente com isso as gravadoras realmente não fazem mais diferença. Se éramos independentes na era dos LPS e CDS agora é que somos mais independentes do que nunca.

Arena Metal – Interessante esse ponto de vista, fazendo metal porque realmente gosta da parada. A galera consumia mais na época dos LPs, porque os CD já é uma era digital daí tudo foi postado na internet para expandir ou “foder” as bandas. Você acha que dessa forma a banda tem mais divulgação para prospectar shows também? E nos adianta ai como tá agenda de shows para a Morcegos.
Frankstone: Aí é q tá, antes tínhamos que enviar pelo correio o trabalho, hoje mandamos o link com tudo: fotos, letras, ficha técnica, agradecimentos, musicas, release, pré-release, e da mesma forma que estamos fazendo esta entrevista, já recebemos a resposta na cara.

É mais ou menos assim que tá rolando, e não paramos de lançar, apenas estamos usando a mídia da vez, que é a internet, antes era o cassete, depois o vinil, o CD agora o link pela net, pela quantidade de downloads já se tem uma base. Sempre tem as fotos de shows anteriores, e mantemos o contato com os mesmo produtores, e aí eles já sabem da nossa existência, já conseguimos fazer 7 turnês no brasil abrangendo cerca de 80 cidades, de 16 estados.
Isso vem desde 1994, daí foi só manter o contato, claro que muitos não estão mais no mundo do metal, mas vamos pegando os contatos da vez, e nunca deixamos ser esquecidos Quanto a agenda próximos shows: 29/10 - churascore/AL, 26/11 Aracajú/SE-31/12 e 8/01/2012 Maceió/AL, também tem o show com a Korzus aqui em Maceió 13/11.

Arena Metal - Cara, pode-se dizer que a Morcegos é a pioneira no cenário de Maceió/AL, mas tenho conhecimento de algumas bandas de outras cidades, mais precisamente de Arapiraca. Qual o seu conhecimento da cena daquela Cidade bem como das outras cidades deste estado? Que valha a pena divulgar e que a Morcego apóia.
Frankstone: Cara, conhecemos sim, até porque tocamos sempre no interior, existe uma infinidade de bandas, sempre há varias bandas locais, e diga -se de passagem a cena Black Metal e Hardcore é muito mais ativa, e nesse parâmetro sabemos de poucos nomes, mas dentro do Death Thrash tem menos bandas, mas é fortíssimo sempre o interior não há dúvida, união, palmeira, penedo, Arapiraca,  delmiro, marechal deodoro, rio largo, são algumas das cidades que tocamos, em alagoas, e de cabeça agora posso citar ataque cardíaco, monstromorgue, the other side, putridness, foxlorxia, Enfim. São varias, cara.

Arena Meta - O lançamento do Before the Evening is Through é foi considerado pela banda como uma trilha sonora, você pode explicar isso melhor aos nossos leitores?
Frankstone: Na verdade, as musicas são a base de bases e solos de guitarras, incluindo um vocal, apenas uma faixa é com batera baixo e guitarra cara foi uma questão de inspiração por isso que o material em si, não são só as músicas desta trilha sonora, lá tem: álbum de figurinhas da banda morcegos, além do álbum tem o novo single + vídeo + uma historia + a trilha sonora dessa historia, incluindo arte, fotos, encarte com a internet podemos caprichar no conteúdo, já que não iremos gastar com impressão, daí damos aos fãs coisas a mais.

Este álbum em si, só uma música mesmo é que estamos divulgando, não somos aquelas bandas q quando lança algo quer tocar a maioria das faixas nos shows a gente prefere como sempre ir incluindo ao repertorio então por isso que não ficamos martelando... gravações de baixo, batera, isso é mais um lançamento da Morcegos e ficou macabro

 

Arena Metal – E toda essa arte que consta nesse material ficou a cargo de quem? Porque ai é que tá, vocês devem ter de pagar a alguém, bem como as edições dos vídeos que estão postados no site da banda.
Frankstone: Cara a "necessidade faz o ladrão", com a falta de grana e apoio, nos metemos a fazer tudo desde o início da banda, vinde capa desenhada e xerocada, passando por colagens etc, hoje em dia é da mesma forma, montamos tudo sozinhos, é claro que por conta disso ganhamos vários títulos, de banda tosca e tudo mais, aprendemos que se uma banda tem fãs, são estes que merecem nossa atenção, e seguimos avante, produzindo tudo a moda antiga "faça você mesmo".

Arena Metal – Gostei muito dessa resposta.
Frankstone: Obrigado!!! Por isso que achamos fascinante o lance da internet, fomos feitos para a internet, não há nada em nossos trabalhos que não seja feito por nós, desde produção de áudio, até a arte final mesmo sem ter muito recursos.

Arena Metal – Porra bicho, muitas bandas dizem que cada disco é um filho, vocês têm uma creche então... (risos), qual desses você acha que reflete mais a essência da  banda, porque tem uma “caralhada” de disco.
Frankstone: ...hehehe... é verdade,mas tipo assim o lp Thank God de 1994 e o Black side Revolution o último em CD são muito verdadeiros, tem um pouco de nossa essência em cada segundo de cada faixa gravada.

Arena Metal - Cara, a banda é uma lenda viva. Eu pude ver em um vídeo que a banda não cansa. Como é a receptividade do público fora do estado de Alagoas?
Frankstone: O ditado: "o santo de casa não faz milagre" cai muito bem em nossa trajetoria, somos muito bem aceitos fora de nossa cidade, e ainda mais fora de nosso estado, é a mais pura verdade quando tocamos no norte, teve dois fãs que viajaram de barco durante 12 horas dentro da selva amazônica, só para nos assistir aquilo foi muito tocante tem varias dessas historias em nossas biografias o legal é que contamos e mostramos fotos, para não dizerem que estamos inventando...

Arena Metal – Justamente no assunto que eu queria tocar: sobre essa história dos livros. Cara como foi que surgiu essa ideia de livro sobre a Morcegos, foram quantas unidade a tiragem?

Frankstone: Cara, temos muito orgulho de cada trabalho que lançamos, e temos algumas edições publicadas, neste caso foram 150 exemplares de cada livro, cada um contendo 50 paginas, e não foi muito diferente de outros trabalhos artesanais, imprimimos em A4 dobrado ao meio com capa colorida em couchê e grampeada ao meio, todo layout foi nosso, há fotos, depoimentos, lembranças e coisa hilárias são destiladas nos livros contamos toda a nossa trajetória até mesmo a era que tocávamos em latas e panelas no fundo do quintal. Fazendo shows usando perucas,e maquiagem a lá Kiss ...kkkkkkkkkkkkkkkk...

Arena Metal – Você considera o surgimento da banda desde aquela época das latas? Ou pra você só denomina a banda como banda a partir dos instrumentos, que inclusive foram confeccionados por vocês também.
Frankstone: Eu sempre considerei de 1988 pra cá, mas ultimamente um site colocou a nossa discografia a partir das gravações nas latas, e cara o incrível aconteceu, pessoas de outros países procuraram por este material, que está disponível em mp3, são 25 trabalhos contendo as gravações dessa época (1979 a 1986) um cara da Itália chegou a dizer que o ao vivo desta época se fosse lançado prensado mesmo, venderia por lá uma quantidade só que se fosse realmente prensado, daí não me espanto mais se surgirem duas espécies de fãs da Morcegos.

Arena Metal – Cara, vocês tem uma vasta história, e eu teria uma ‘caralhada’ de perguntas pra fazer, mas vou fazer apenas mais uma pergunta. Bem, eu não sou tão velho assim (tenho 30), mas não me lembro da Morcegos tocando aqui no Recife, lembro de ver algo de um show em Garanhuns. Qual a possibilidade de rolar uma passada da banda por aqui?
Frankstone: Exatamente, não tocamos no Recife, já tivemos a honra ao longo dos anos de dividir o palco com grandes nomes daí, desde Realidade Encoberta, passando por Cambio Negro HC, Decomposed God, Hanagorik que é do interior, o Insurrection Down, Crour, The Ax e por aí vai... Continuaremos tentando quem sabe 2012.

Arena Metal – Já tivemos o prazer de ver todas essa que você citou, bem como entrevistar boa parte delas, também garanto que todas, ou boa parte delas, têm um grande respeito pela Morcegos. Gostaria de Agradecer o seu tempo e deixaremos o espaço para você comentar e divulgar mais a lenda viva do Metal Alagoano, Morcegos.
Frankstone: Olha nós é q agradecemos o apoio o espaço, falar q admiramos muito a forma como o recifense trata o metal em si,é um exemplo a ser seguido parabéns,quanto a nós,posso dizer q somos sortudos por tá na ativa sem nunca ter parado,nem dado aquele famoso tempo,temos orgulho do q já lançamos,a nossa maior sorte foi não criar muita expectativa,pois assim evitamos a frustração,e estamos sempre entusiasmados e inspirados no mais é bom lembrar q não há ninguém melhor q ninguém, todo mundo caga a mesma coisa,força a vcs e metal extremo no sangue sempre abração.

Contato: Site   |   Myspace  |  
E-mail:
morcegosunderground@hotmail.com

                                                                                             (Por Hugo Veikon)

<< Voltar ao Site