ENTREVISTA COM

Dois álbuns oficiais em 20 anos pode parecer pouco, mas a HICSOS vem lutando com suas próprias forças desde o primeiro registro, recentemente acaba de chegar de sua primeira tour européia, que teve a banda alemã “NO” como suporte e com isto traz na bagagem além de muita experiência, ótimos resultados! Se depender da força de vontade de Marco Anvito, Antonio Saba, Nilmon Filho e Marcello Ledd esta história continuará sendo escrita por longos anos. Aqui eles tiram algumas de nossas dúvidas e vão mais além com comentários exclusivos.

Arena Metal: Primeiramente agradecemos a entrevista cedida e nos procurar para poder ampliar mais a divulgação da Hicsos. A banda vem com 20 anos de carreira, onde deu sua decolada aproximadamente em 2003 para 2004, qual a diferença musical da HICSOS antes desse período, durante este período e o período atual?
Anvito:
Nós é que agradecemos a oportunidade.  Pois então... Nesses 20 anos muita coisa rolou.  Antes desse período tivemos muitas trocas de formação e o trabalho não conseguiu ter um seguimento.  Durante esse período tivemos o lançamento de nosso primeiro álbum (Eatin’ Concrete) que começou  colocar o Hicsos na mídia especializada. 

Na fase atual, na verdade essa fase vem desde 2006, quando encontramos o nosso segundo guitarra (Nilmon Filho) e partimos para gravar o nosso segundo álbum (Technologic Pain). Bem essa é a fase que costumo definir como nossa melhor formação.  A banda se tornou muito mais coesa e assim conquistamos bons elogios e reconhecimento. Agora esperem o próximo álbum que está no forno...
Marcello Ledd:
Sim eu concordo com o Anvito, e não é a toa que essa formação esta junta a mais tempo do que qualquer outra nesses 20 anos!

  

Arena Metal: A banda na verdade foi tendo uma grande aparição na mídia especializada, primeiro quando os guitarristas foram citados como “Dubla Dinâmica” e em seguida como uma das 10 melhores bandas de Thrash Metal Nacional. Como foi ver essa última notícia estampada na Roadie Crew? Já esperavam... enfim, comente!

Anvito: Cara foi muito legal a surpresa.  Eu não espera estar entre as 10 melhores bandas do Brasil. Ficamos muito felizes e só provou que a Hicsos estava no caminho certo.
Marcello Ledd:
Isso foi o pavimento de toda uma caminhada que já vinha de muito tempo,uma grande honra saber que estamos no caminho certo,estar entre as 10 melhores bandas do Brasil foi um elixir para a banda! O trabalho das guitarras foi muito trabalhoso para esse álbum e a citação de “Dupla Dinâmica” foi perfeita .

  

Arena Metal: Qual o posicionamento da banda quando se trata de cantar em português, visto que gravaram a faixa Pátria Amada (uma crítica) e agora pisam em outras terras fora do Brasil?
Anvito:
Quando decidimos fazer essa música que surgiu com a letra e ideia do Marcello, pensamos que não faria sentido uma letra com uma crítica tão forte ao nosso país ser cantada em inglês.  Queríamos que o público entendesse de cara a mensagem e o refrão muito “chiclete” tinha que ser cantado por todos na hora.  Começamos fazendo as letras em inglês e vamos continuar, mas isso não impede que outras em português apareçam.
Marcello Ledd:
Eu fiz essa música como uma forma de protesto e usei o hino como base para colocar as ideias do que eu via durante a minha vida, na letra! Sim, temos espaço para outras letras em português desde que sejam bem elaboradas, inclusive eu já fiz outra para o próximo álbum!!

Arena Metal: O resultado de muito esforço foi começar a abrir para diversas bandas internacionalmente renomadas. Mas o ponto mais importante foi ter concretizado a tour européia. Conte-nos como foi a resposta dos bangers de lá. Eles lá estavam a par das músicas da banda? Como foi falar com eles lá.... (já que vocês não sabem nem o português direito imagina a do estrangeiro – rsrsrsrsrsrsrs.... “AM-PE tirando onda de acordo com a letra da música Patria Amada”).
Anvito:
Cara... foi uma das melhores experiências da minha vida. Público muito louco, bons lugares (Apesar de alguns serem pequenos ).  A banda que nos deu suporte foi sensacional, os caras foram super amigos.  Sobre as músicas, sim conheciam algumas sim, o myspace funciona demais lá fora, a galera ouve os sons de lá, muito foda.   A galera de lá ficou louca com nosso show, vinham falar depois conosco, vendemos bastante merchandise e o split CD que lançamos lá já esgotou.  Estamos muito felizes com o resultado da tour.
Marcello Ledd:
Cara, tu sabe que eu fui falar com um cara que era de Portugal e ele não me entendeu!!...rs...
Nós obtivemos uma ótima resposta do público banger da Europa, vendemos bem, tanto o nosso álbum completo como um split que foi lançado por lá (que já acabou), os gringos piraram com a gente no palco!!
 

Arena Metal: A HICSOS lançou um Split com uma banda Suíça, onde as faixas são do álbum Technologic Pain como rolou isso, a banda foi procurada pela gravado Mr. Vain Records ou já tinha contato com a banda?
Marcello Ledd:
Nós fomos procurados assim que a tour foi anunciada lá fora, o cara se interessou em lançar um produto como o split acompanhado de uma tour para ver o que aconteceria e foi tudo vendido! Acredito que vamos lançar o próximo álbum por lá de forma completa!

  

Arena Metal: O lançamento do álbum split com a banda Suíça Mortal Factor coincidiu com o começo da turnê, porque primeiro a turnê foi adiada e logo depois iniciou já com o lançamento, houve alguma estratégia, o que foi que houve ao certo?
Marcello Ledd:
Tivemos que adiar a tour por causa da crise econômica mundial, mas o split já estava pronto, como eu disse, o cara planejou lançar junto com a tour para dar um bom suporte!

Arena Metal: Esse contato com bandas Européias e gravadoras de fora de nosso país comprova uma futura turnê no exterior em 2010?

 

Anvito: Eu acho que 2010 não vai rolar outra tour européia. Estamos concentrando os esforços no nosso novo álbum. Acredito que esse ano estaremos entrando em estúdio definitivamente para gravá-lo e em 2011 lançar, então acredito em uma nova tour Européia em 2011. Já estamos entrando em contato para isso.

Marcello Ledd: Convites não faltam, mas teremos que ver nossa agenda por causa do álbum novo que esta sendo muito bem trabalhado, desde a concepção das musicas, passando pela gravação, até chegar na concepção final para o mercado

Arena Metal: E quanto aos contatos aqui no Nordeste? Quando será possível essa visita de vocês, principalmente aqui em Pernambuco?
Anvito:
Os contatos estão em cima.  Queremos muito retornar.  Seria maravilhoso tocar para o público do Nordeste novamente.  Sempre lembramos dos shows que fizemos ai.  Não temos nada concreto, mas estamos esperando um bom convite.  Teria que ser algo tipo uma mini tour, com mais de 4 shows para ficar bem legal, vamos esperar um pouco a concretização dos contatos e daremos notícia.
Marcello Ledd:
Já estivemos no nordeste duas vezes, mas nunca tocamos fora de Fortaleza e esse ano com certeza vamos voltar e abranger outros lugares,os produtores locais podem entrar em contato com a gente pelo email show@hicsos.com.br , gostamos muito do nordeste, recebemos muitos emails e menssagens vindas daí!!

Arena Metal: Atualmente aqui em Pernambuco a cena tem comportado mais bandas de Thrash Metal, mas as mais conhecidas ainda são as de Death e Black. Quais as bandas que vocês conhecem aqui em Pernambuco? O que vocês têm a dizer dessas?
Marcello Ledd:
Não conhecemos bem a cena de Pernambuco, mas conhecemos algumas bandas do nordeste que tem um trabalho muito bem feito,como o Hate your god , Obskure , S.O.H e outras, mas gostaríamos de ter mais contato com o pessoal das bandas daí!

Arena Metal: Algumas bandas daí do Rio de Janeiro já tocaram aqui. Vocês têm contato com algumas dessas bandas que tocaram aqui e o que normalmente vocês ouvem falar dos bangers daqui e das organizações no geral?
Anvito:
Temos sim.  Sempre escutamos o que presenciamos, que o público é muito caloroso e fiel.  As organizações são sempre boas e nunca escutei maus comentários sobre isso. Show é correria e sempre rola uma coisa ou outra desagradável, o importante sempre é dar suporte aos visitantes e isso sempre rola.

Arena Metal: Essa é a última questão. Gostaria de saber se vocês têm algum ideia de lançamento para este ano de 2010, se vai ser gravado pelos grandes Heros e Pompeu?
Anvito:
Estamos em estúdio compondo e trabalhando muito no novo álbum.  Gostaríamos muito de gravar ainda esse ano sim.  Sobre o trabalho com Pompeu e Heros, isso a gente ainda não sabe, mas existe uma grande possibilidade.  São grandes amigos nossos, fazem um puta trabalho de produção e gravação e deve ser levado em consideração.

Arena Metal: Este espaço vai ficar pra vocês deixarem uma mensagem aos bangers pernambucanos e uma cantada aos organizadores pernambucanos também. Obrigado pela entrevista e por dar atenção ao nosso trabalho.
Anvito:
Mais uma vez agradeço ao pessoal do Arena Metal, um puta trabalho que vocês fazem pelo underground.  Fico sempre muito feliz com pessoas com esse tipo de atitude com o Metal Nacional, que precisa de muita força.
Banger de Pernambuco e do Nordeste em geral, esperem pelo Hicsos em um show destruidor, visitem nosso myspace ( www.myspace.com/hicsos ), ouçam nossas músicas e peçam nosso show para os produtores... Vocês não vão se arrepender, rsrrsrs.
Aos produtores de Pernambuco... Vamos fazer uma parceria boa, estamos aberto para conversas.  Nosso show vai marcar a cidade de vocês...
Grande abraço a todos, e nos esperem na próxima tour Nordestina.
Marcello Ledd: Um Grande abraço a todos os fãs do nordeste e obrigado ao espaço cedido pelo Arena Metal , o que posso falar mais além de assinar em baixo do que o Anvito disse?è isso ae entrem em contato conosco e nós estaremos ai!!!

Thrash Metal  rules

                                                                                                   (Por Hugo Veikon)