Primeira banda de Heavy Metal brasileiro com o primeiro EP gravado em 1985. Desde então vem se apresentado em praticamente todos os estados do Brasil, e sendo citado em mídia nacional e internacional, como uma banda muito bem conceituada!
HARPPIA

Arena Metal - A banda iniciou mesmo sua atividade musical em 1982, sob outro nome, mas em 1983 se definiu em estilo e nome, mas sob o nome da HARPPIA a banda passou por diversas mudanças. Vocês sabem do tomaram cada ex membro?
Tibério Luthier – Como muita gente deve saber, Hélcio Aguirra, depois do Harppia entrou no Golpe de Estado aonde esta até hoje. Jack Santiago ficou praticamente 20 anos afastado da música, tendo um breve retorno no ano 2001 e logo em seguida se afastou de novo. Marcos Patriota, depois do Harppia, juntamente com Ricardo Ravache, foram para banda Centúrias, aonde gravaram um álbum. Logo em seguida Marcos foi para a Suécia, aonde está até hoje, e Ravache contiuou tocando em várias outras bandas. E eu permaneci com o Harppia.

Arena Metal - Bem, mas como é ter um membro como Jack Santiago, um símbolo da banda, no documentário elaborado pelo Brasil Heavy Metal.
TL – Não é bem assim. Pois eu e os outros ex-membros da primeira formação do Harppia também estamos nesse documentário. Até mesmo de primeira mão para vocês do Arena Metal, digo, que eu, Tibério, juntamente com Jack Santiago, Ricardo Ravache e Hélcio Aguirra, em Agosto de 2009, entramos em estúdio e gravamos uma música inédita chamada “Profecia”, que tocávamos à 25 anos atrás. Portanto não é só ele que está no documentário.

Arena Metal - Qual o motivo da banda retornar, após tantos anos parados? E se tem previsão de um novo lançamento depois dos EP, “A Ferro e Fogo” – outro em 1987 o “Sete” e o Álbum “Harppia’s Filght”?

TL – Nós nunca estivemos parados. O que aconteceu foram mudanças na formação e talvez não tenha chego ao estado de vocês. Pois durantes todos esses anos, tocamos em boa parte do País. Nós não estamos retornando, simplesmente mudamos novamente a formação e temos planos, sim, para um novo álbum para 2011.

Arena Metal - A banda está com alguns shows previstos na agenda, para anunciar o seu grande retorno ao palco, como está a divulgação para os clássicos voltem ao top?
TL - Os Shows existem assim como sempre existiram. Como nós não estamos retornando, só estamos divulgando melhor a banda.

Arena Metal - E quando chegam por aqui no Nordeste?
TL – Assim que um bom Empresário chegue num acordo em relação a cachê.

Arena Metal - Como funcionou o recrutamento do atual line-up da HARPPIA?
TL – O vocalista Eric Bruce (esse é seu nome verdadeiro, pra vocês verem já nasceu com nome de roqueiro) já tinha sido escalado em uma outra ocasião, mas só foi se afirmar em 2008, depois da Virada Cultural de São Paulo, a onde consegui colocar no mesmo palco todos os músicos que tocaram nos discos oficiais. Depois disso teve a saída do baixista Claudio Cruz, por motivos de doença, foi chamado Carlos Salles que está a altura musical de Claudio. E por último, a guitarrista Aya Mãe, depois de muitas escolhas.

Agora estamos selecionando outra guitarrista mulher para fazer o duo com Aya Mãe, pois como todos sabem, Harppia tem um conceito de duas guitarras na linha de frente. E por que duas mulheres? Porque as mulheres hoje pela sua dedicação, não devem nada à guitarristas homem, além da beleza plástica, e por novamente o Harppia está inovando colocando duas guitarristas mulheres numa banda masculina, pois não sabemos da existência de algo semelhante no mundo.

Arena Metal - Com essa vasta experiência, vocês diriam que para uma banda emplacar é necessário mais que uma boa qualidade musical para alcançar um caminho até chegar ser um Headline?
TL – Como sempre fomos uma banda Headline, não sabemos o que é necessário para chegar até lá, mas acredito que tenha que ter experiência musical e conhecimento no meio.

Arena Metal - A Música como reconhecimento cultural demorou ter todo esse mérito. Vocês, como músicos formados, acharam que o Rock e o Metal precisamente ainda sofrem esse preconceito?
TL – Não é caso de preconceito, é caso de mídia (GLOBO). Se metal e rock tocasse em programação normal de rádio e TV, não teria preconceito.

Arena Metal - Vocês consideram que o Rock tem em si é um estilo de música que comporta um dos melhores músicos do mundo?
TL – Músico é músico em qualquer tipo de música. Agora... é livre arbítrio... Cada um toca aquilo que gosta... e assim é considerado um bom músico desde que estude.

Arena Metal - Não sei se vocês conhecem a rádio on line A ferro e Fogo, de São Paulo, qual a reação de vocês principalmente de Tibério Correa quando vêem homenagens como esta?
TL – Fico muito feliz por essa homenagem pois é um reconhecimento pelo tempo que estamos batalhando pelo metal no Brasil.

Arena Metal - Bem, deixo esse espaço para vocês falarem alguma coisa que deixei passar, e as considerações finais para quem curte a banda.
TL – Bem, agradeço ao Arena Metal e esperamos que possamos estar juntos neste ano de 2011 tocando para nosso fãs do Nordeste. Se alguém tiver dúvidas sobre algo do Harppia, estaremos aqui prontos para responder. Basta entrar em contato pelo nosso e-mail: harppia@msn.com.
Agora se alguém quiser se atualizar mais com a banda entre em nosso myspace, nosso facebook e nosso Orkut ou nosso site oficial www.bandaharppia.com.br.

(por Hugo Veikon)

« Voltar ao site