Arena Metal - Salve galera da FRADE NEGRO. Primeiramente é um prazer entrevistar uma das bandas que vem despontando na cena do Heavy Metal tradicional brasileiro. Agora gostaria que vocês definissem o som da FRADE NEGRO. Vocês se consideram Heavy Tradicional ou Power Metal?
É uma honra para nós responder essa entrevista. Definimos nosso som apenas como HEAVY METAL. Temos muita influência do que é considerado hoje como Heavy Metal Tradicional, mas já foi chamado de NWOBHM ou de Power Metal nos anos 80. Mas não ficamos presos apenas a esses estilos na hora de compor as músicas. Além de termos influências que conseguimos claramente identificar, seja um riff, um vocal, uma batida de diversos estilos, como o Thrash ou mesmo o Black Metal.


Arena Metal - Agora por que uma hiato de silêncio de 2004 até 2012? (NR.: Ano de formação a ano de lançamento)
Na verdade não houve esse hiato de 8 anos, mas não somos uma banda que lança muito material. Foi lançado em 2008 um EP, o THE BELLS OF CHAOS que contém quatro faixas, e antes disso saiu uma versão da música Lost in the Fire em algumas coletâneas. É que a repercussão com o full length BLACK SOULS IN THE ABYSS lançado pela KILL AGAIN RECORDS e pela MS METAL PRESS teve um alcance muito maior, e os outros lançamentos como o EP, que praticamente se encontra esgotado hoje, teve um alcance regional.

Arena Metal - A banda tem músicas bastante pesadas mas tem também músicas que trabalham bem algumas partes melodiosas. Cito “Forgotten By The Gods”. O objetivo foi realmente conquistar um amplo público ou foi simplesmente fazer porque veio a criatividade na hora de compor?
Então, como foi falado anteriormente, não ficamos presos a um único estilo na hora de compor. Ficamos mais preocupados se a música consegue passar o sentimento que o compositor criou do que se ela irá conquistar mais público ou não. Acreditamos que isso é consequência de músicas bem feitas. Um álbum é importante da primeira a última música e procuramos dar uma dinâmica ao mesmo para quem escutar ele na íntegra. Pessoalmente, não gostamos muito de álbuns que soam da primeira a última música iguais, com a mesma velocidade da batida, com o mesmo tipo de vocal, etc.


Arena Metal - Gostei de todas as faixas do Black Souls in theAbyss, mas eu fiquei me perguntando que 'diabos' é Deadzone? Uma pessoa, uma banda, um finado amigo?

Deadzone é uma banda de Nova York que possui um EP lançado com o título de “An Audio Interpretation of Human Existence”, do qual gravamos um cover. Descobrimos o EP - que é sensacional - lá por 2004, e começamos tocando o cover da House of Pain nos shows. Depois que conseguimos entrar em contato com a banda, eles a liberaram para a gravação e ficaram felizes pra caralho com o fato de que uma banda sul-americana iria regravar algo deles.

Arena Metal - Uma das letras juntamente com a melodia, que mais gostei foi em “The Snake Smoked”. Como veio em mente escrever sobre o Little Boy e de uma forma tão poética? Não é fácil falar sobre aquele desastre.
The Snake Smoked fala sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial. Seu emblema era de uma cobra fumando, que surgiu da expressão anterior a entrada do país na guerra, que falava que era “mais fácil uma cobra fumar, que o Brasil entrar na guerra” e ela conta sobre a visão de um rapaz sul-americano indo lutar em um conflito europeu, enfrentando uma realidade nem antes imaginada pelo mesmo. A ideia da letra e música veio das mais diversas influências, principalmente porque dentro da FRADE NEGRO todos os integrantes tem muito respeito e uma admiração muito grande sobre o tema: Segunda Guerra.

Arena Metal - Nosso país passa por um momento delicado, certo que não se compara ao que aquele povo passou, mas somos estuprados pela esfera política há anos. Qual o posicionamento de vocês sobre essas manifestações populares brasileiras?
Acreditamos que enquanto o povo brasileiro não mudar, nada irá mudar. A esfera politica de nosso país é uma representação do próprio povo, onde o “jeitinho malandro” é cultuado, ao invés do trabalho ou do estudo. Enquanto essa ideia permanecer, acreditamos que tudo continuará como está. Agora, sobre os políticos em si, Shot to Kill, música do EP BELLS OF THE CHAOS, já dá o recado que temos desse tipo de pessoa em especial.


Arena Metal - O público pernambucano já teve o prazer de ver a FRADE NEGRO em ação. Então, visto que tem várias outras cidades de grande público, por que não fecharam Recife e outras cidades circunvizinhas?

Tocamos em Caruaru junto com o The Sanity Days (ex-GrimReaper e ex´s-Onslaught), foi muito foda e só temos boas recordações dessa apresentação. Para esse show em especial, foi fechado com a LB PRODUÇÕES, do nosso grande amigo Levi Byrne (que é responsável pelo fechamento de datas de shows do FRADE NEGRO para todo o Nordeste) um contrato de exclusividade, não podendo marcar outros shows naquela oportunidade.

 
Arena Metal - Há a possibilidade de uma volta em breve?
Sim, e dessa vez não deve ser só Pernambuco! Tentaremos tocar em alguns outros estados nordestinos, porque os bangers daí de cima do país são muito foda. E será realizada provavelmente no fim do ano, ou no começo do próximo.  Produtores interessados podem entrar em contato com o Levi da LB PRODUÇÕES ou diretamente conosco para negociações.


Arena Metal - Agora vamos aos goles: Sabemos que fazer a Cerveja da banda foi uma questão de cultura da região e envolvimento da banda com essas raízes, mas é possível comprar algumas garrafas da FRADE BEER para consumação ou é mais questão de colecionar?
Nós gostamos de beber, sobre colecionar, nós colecionamos material de bandas. Mas óbvio que uma cerveja tipo Stout não dá pra comparar como a maioria das pilsens vendidas nos supermercados do país. A nossa é uma cerveja mais forte e densa. É um tipo de cerveja que prioriza a qualidade e não a quantidade e o cara que tomar umas seis garrafas de STOUT FRADE NEGRO da KARSTERN CERVEJARIA, com certeza no outro dia estará cantando “Now my brain feels like mashed potatoes, Getting sick, I swear to kick this nasty habit And never drink for ever more” (letra de The Morning After do Tankard).

Arena Metal - Para finalizar, quem tiver interesse em adquirir tanto a Cerva quanto o CD como pode fazer?
Quem tiver interesse de algum material da banda, cds, camisetas ou cerveja, podem entrar diretamente em contato com a banda através do endereço FRADENEGRO.COM ou através dos selos que distribuem o álbum, KILL AGAIN RECORDS e MS METAL RECORDS. A cerveja STOUT FRADE NEGRO pode ser adquirida também através da KARSTEN CERVEJARIA.
Também queremos agradecer ao blog ARENA METAL por ter nos dado esse espaço e a todos os bangers nordestinos que fazem a cena aí ser uma das melhores do país.

Contato

Resenha do CD

(Entrevista por Hugo Veikon)

 

<< Voltar ao Site