(Por Hugo Veikon0

Arena Metal - A BLACKNING surgiu como banda grande, até porque vocês já vinham com uma gama de experiência, mas a questão é: Foi proposital chegar assim ou quando vocês viram já tinham um cd completo? E por que não começar com um EP ou Demo?
Francisco Stanich – Primeiramente agradeço a todos do Arena Metal pela oportunidade de falarmos aqui um pouco do nosso trabalho. Não diria que surgimos como uma banda grande, e sim uma banda onde os integrantes já possuiam expêriencia de outros projetos. O nosso objetivo sempre foi fazer um trabalho sério e utilizar esta experiência para fazer a Blackning criar vida. E já tínhamos músicas compostas suficientes para fazer um álbum. Juntando estes fatores, não vimos motivo para começar com uma demo ou um EP. Em nenhum momento foi cogitado começar a banda de outra forma. Foram meses de muito trabalho mas no final conseguimos alcançar nosso objetivo. E agora é dar continuidade e trabalhar fortemente para divulgar o álbum.

Arena Metal - Muitas bandas no cenário nacional vêm caprichando nas gravações e a BLACKING não foi diferente. Vocês não acham arriscado investir tanto nos dias de hoje, onde o mercado fonográfico está sendo consumido pelo download?
FS – O Heavy Metal em geral é um estilo onde muitos gostam de ter o cd físico na mão, ouvir as músicas lendo as letras no encarte. Lógico que tem as pessoas que fazem o download, comprando a música digitalmente ou mesmo pirateando. E a tendência é aumentar cada vez mais este mercado digital. As vendas de músicas digitais já superaram as vendas físicas. E com isto as bandas terão que se adaptar com estas mudanças. Mas ainda assim, pelo menos na cena underground, este impacto é menor. Nós da Blackning temos nossos álbuns físicos a venda nos shows, lojas, também temos digitalmente e se procurar deve ter também pra piratear (rs...). Para nós o importante no momento é divulgar nosso trabalho para todos os cantos.

Arena Metal - Também achei a tática de uma faixa multimídia uma boa saída para despertar interesse do público. Vocês não pensaram em um pôster? (É porque eu me amarro em pôster...rsrsrsrs.) Ou pensam nisso para o próximo?
FS – É um meio de deixar o álbum físico mais atrativo para quem quiser adquirí-lo. Além da faixa multimídia também colocamos a música Children Of War (cover da banda Overdose). Exitem várias opções de bônus para se colocar no cd físico além destes que utilizamos, como exemplo, adesivo, patch, e até mesmo um pôster como você mesmo disse. Fora outras coisas que eu poderia ficar exemplificando sem parar. Pode deixar que para o próximo álbum falarei dessa idéia de colocarmos um poster de bônus (rs...).

Arena Metal - Vale salientar que o clipe ficou muito bem elaborado (com aquelas notas de roda pé de ‘News’, cenas de guerra civil, etc...). Por que a música “Thy Will Be Done” foi a eleita? (Particularmente, gosto mais da “Unleash Your Hell” e acho que daria cenas mais fortes, chego até a ver cenas de fogo...rsrsrsrs)
FS – Nós escolhemos a “Thy Will Be Done”, música que abre o “Order Of Chaos”, como primeiro clipe pela sua energia e também por possuir todos os elementos apresentados ao longo do álbum, caracterizando bem a mensagem do disco. Sobre a “Unleash Your Hell”, ela foi eleita a música do nosso segundo clipe que acabou de ser lançado, possuindo muita agressividade e com elementos de edição e filmagem diferentes do primeiro single.

Arena Metal - A banda foi formada em 2013 e já em 2014 lançaram um álbum com 9 músicas autoriais. Como fluiu tão rápido assim?

FS –  O Cleber já tinha algumas idéias com ele, e assim que ele e o Elvis montaram a Blackning, eles começaram a trabalhar intensamente nestas idéias. E por eles já terem tocado juntos, acho que fez o processo fluir mais rápido. Quando entrei na banda as músicas estavam praticamente prontas, faltando apenas finalizar alguns arranjos e letras. Fora isto, todo o processo foi feito dentro de um planejamento, prevendo cada fase para podermos lançar o álbum na data que queríamos.

Arena Metal - Como funcionou a escolha da faixa Children of War?
FS – O Overdose é uma referência no metal nacional desde a década de 80 e sempre apresentou grandes trabalhos durante estes anos. O Cleber e o Elvis conheceram o Cláudio David quando estavam gravando os trabalhos da antiga banda deles em 2008 e foi ele quem estava produzindo o material. Então eles decidiram fazer uma versão para a faixa "Children Of War" por ser uma forma de homenagem e também por achar interessante ter em nosso primeiro álbum. Então entramos em contato com os caras e com total concessão do Overdose decidimos lançá-la junto às demais músicas que compõem o álbum.

Arena Metal - Como a banda ainda está nova e já está com um ‘puta’ material no mercado, acredito que já estão recebendo vários convites para shows, ou não?
FS – Sim, lançamos o cd em Dezembro de 2014 e desde então estamos correndo muito para divulgar a banda, tendo uma boa recepitividade por parte de todos. Já iniciamos os show de divulgação em São Paulo e cidades do interior do estado e já estamos com algumas datas para outros estados e regiões do Brasil ainda pra este ano. E a previsão para o ano que vem é continuar nesta jornada, com possibilidades de turnê no exterior.

Arena Metal - Bem, vamos ficando por aqui, e deixo o espaço para que vocês deixem a forma que os ‘headbangers’ brasileiros possam adquirir o material “Order of Chaos”.
FS – Gostaria de agradecer à todos do ARENA METAL pelo espaço cedido a nós tão gentilmente. Para a galera que quiser ou tiver interesse em adquirir o nosso material, podem adquirir através do nosso site: www.blackning.com , por email: blackningthrash@gmail.com, pelo Facebook: www.facebook.com/blackningmetal , pelo perfil da gravadora Vingança Music: www.facebook.com/vingancamusic. Para a galera de São Paulo, o disco também está disponível para venda nas lojas da Galeria do Rock como na Die Hard e demais lojas e em Santo André (ABC Paulista) na loja Metal CD's. Também está sendo vendido virtualmente no Itunes e outros sites de venda digital. Quem quiser ir conferindo "Order Of Chaos", é só acessar: www.youtube.com/blackningmetal , www.soundcloud.com/blackning ou através do nosso bandcamp: www.blackning.bandcamp.com/album/order-of-chaos . Grande Abraço!!!

[FACEBOOK] - [RESENHA]

por Hugo Veikon

<< Voltar ao Site