Banda: CHAOSPHERE

Categoria: Heavy Metal

Ano: 2002


A banda recifense CHAOSPHERE, em 2002, nos brindou com o seu debut demo independente chamado “The Empire of Lost Souls”.

E “Wings of Wisdom” parecia uma missão de um warrior à guerra, um instrumental muito bem elaborado, com escalas perfeitas de cordas, back vocal, um ótimo trabalho de baixo de André Ribeiro, e após seu refrão pegajoso de ...See no Mercy... enfim, um solo de guitarra matador de Antônio Araújo que também se mostra um excelente vocalista da linha Heavy / Power.

Logo em seguida somos atingindo com dueto de riffs e as letras de “Gates of Reincarnation”, comentário especial aqui para frases expressas em cima de arpejos deslizados sobre as cordas das guitarras e seu agudo tão conhecido aos Heavy Metallers de plantão, nos mostrando os tantos segredos que esta banda tinha a nos exibir.

Aqui ouvi-se um Power Metal pernambucano, é a “Valley of Illusion”, riffs pesados e o baterista Tiago Ataíde mostra seu peso em pedais e caixa de sua batera, então um parada de suspense para sentirmos as bases de teclado de Rodolfo Matsumoto e os solos, que é um grande forte da banda, mostra a característica do Heavy Metal com bases abafada e palhetadas.

“The Empire of Lost Souls” incia-se com uma lapada e em uma confusão de contratempos, narra a jornada de espíritos em uma levada bastante viking, essa faixa tem ótimo trabalho de metais de bateria, e arranjos bem criativos de cada integrante, escolhas perfeitas até nas distorções que soam diferente das demais faixas.

A CHAOSPHERE tem esse petardo como o ponta pé inicial de sua carreira, de muito boa criatividade, infelizmente quem não pegou esse material naquele ido ano de 2002, não encontra mais o  “The Empire of Lost Souls”.

Contato: andremlribeiro2002@yahoo.com.br (se é que funciona ainda)

(por Hugo Veikon)