Banda: APOKATHILOSIS

Categoria: Black Metal

Ano: 2016

Quando ouvi pela primeira vez este álbum, fui conferir se de fato era algo novo ou alguém tinha me enviado um cd antigo por engano, pois a sonoridade da banda é exatamente como nos velhos tempos. Mas não, ‘Where Angels Fear to Tread’ é um lançamento de 2015, da banda APOKATHILOSIS, um duo formado de brasileiros que residem na Irlanda. O projeto bebe um pouco de fontes de sonoridades antigas de bandas como: Marduk, Satyricon, Rotting Christ e Immortal, inclusive me remeteu a um recém lançamento do one-man band Belchior, com todos aqueles elementos sonoros e orquestração.

Aqui, Felipe Roquini faz as linhas de baixo, bateria, voz, guitarra e sintetizadores enquanto Marttjn Rvbjn faz a guitarra. A música de abertura, “Awaken Tree”, já despertará o interesse do ouvinte que curtir essas características que citei acima.

Em alguns momentos você pode se lembrar da conhecidíssima Burzum pelo vocal, mas a sonoridade não alcança o astral cinza que a Burzum conseguiu construir.

A faixa título é ainda mais interessante. No início da música as guitarras estridentes se rasgam em notas enquanto Felipe Roquini faz citações com clean vocal.

A terceira música não tem velocidade, mas tem muita cadência e aí você sentirá mais ódio pela forma sombria que foi construída. O instrumental e a orquestração dão um clima ainda mais funesto e arriscaria dizer que se houvesse mais música com essa ideia eles seriam um grande diferencial no som apresentados atualmente.

Nas três últimas faixas eles voltam pra algo mais rápido e achei até mais grave agora, que já me remete ao velho tempo do Rotting Christ, Immortal e Behemoth.

Sem dúvida um disco novo, mas com toda essência de uma banda velha de Black Metal. Lamento apenas o tamanho da grafia das letras no encarte, que ficou um tanto pequena e isso dificultou bastante minha leitura (ou eu estou ficando cego mesmo).

(por Hugo Veikon)

                                               << Voltar ao Site