Banda: ALBOR

Categoria: Doom / Heavy Metal

Ano: 2013

A gravadora potiguar Inferno nos apresenta a também potiguar ALBOR, banda relativamente nova no cenário, formada em 2012, mas que vislumbra um som que a põe num patamar profissional. O material aqui apresentado, em 2013, trata-se da Demo "Unknow", com  seis faixas (sendo a primeira uma intro e um prelúdio de sonoridade funesta) com encarte elaborado em formato de envelope.

Em termo de criatividade, as músicas da ALBOR se mantêm em um padrão linear, pois todas flutuam por entre o Heavy Clássico, na linha do Candlemass e o Doom Metal, onde decididamente parecem não querer soar porrada. Cito como exemplo a segunda faixa, "Sleep of the Mortals", que tem todos esses elementos que citamos acima. Poderíamos colocar a lista de Doom Heavy as músicas "Twilight Apocalyptic" e a faixa título "Unknown". Estas, sem dúvidas, vão agradar aos amantes do gênero Heavy / Doom.

Já "Reflexes" e " The Voice of Death" têm uma exploração mais Heavy, até mesmo por parte de algumas colocações dos vocais de Wellington. Sem dúvida que essa banda merece um pouco de atenção por parte tanto dos produtores e da mídia especializada como de iniciativa da própria banda em correr atrás para expandir mais a divulgação deste álbum, que pode entrar na lista de boa banda para qualquer admirador do Doom Heavy.

Mas ambas as fases da banda, Doom ou Heavy, são sombrias, misteriosas e muito bem exploradas por este sexteto que conta com Müde (bateria), Josivan (baixo), Wellington (vocal), Rodrigo (guitarra), Gladstone (guitarra) e Tiago (teclados). Quem assina a mixagem e masterização é Natan Mota. Não desmerecendo o esforço e competência dos demais músicos, mas vamos destacar aqui a voz de Wellington, que soa perfeita para linha de som que a ALBOR segue, sem falar na pausa que ele dá nas letras para que o instrumental venha em primeiro plano. Outro instrumento que destacaríamos é o teclado pois soa nebuloso na categoria órgão.

Para que esse material venha ser considerado uma obra prima faltou apenas um interesse maior por parte da banda em lançá-lo como oficial, mas quem sabe a ALBOR esteja guardando algo melhor para um futuro próximo.

FACEBOOK

(por Hugo Veikon)

                                               << Voltar ao Site