Banda: ACEFALIA

Categoria: Death Metal

Ano: 2014

ACEFALIA: substantivo feminino (sf.)

1. Trt. Ausência congênita de cabeça

2. Trt. Ausência de cabeça ou parte que corresponda a ela

3. Fig. Ausência de comando ou liderança

Mas logo nos primeiros acordes deste debut dos catarinenses, intitulado "Estupro da Essência Humana", tendemos a perder a cabeça devido tanto a brutalidade do som dos caras como dos timbres usados. A guitarra de Maicon e o baixo de Anderson Biko são muito pesados e ditam os ritmos de todas as faixas.

A grande sacada do Acefalia é cantar todas as nove faixas do CD utilizando letras em português. Em alguns momentos lembra bastante os vizinhos paulista do Trator BR. O vocal de Diego Mammoth é bastante agressivo e expressa cruelmente as mensagens das letras.

Todas as faixas têm uma coerência em relação a duração (todas tem uma média de três minutos de duração), mas nesse tempo eles sabem explorar bem seus instrumentos. Apesar do baterista Rodrigo detonar bem seu kit, nas duas primeiras faixas fica uma impressão que os pedais não estão bem sincronizados ao andamento dos sons. Quando está impressão passa, na terceira faixa, "Livre da Mentira", o CD fica muito mais interessante.

Em "Drogas" eles exploram muito bem o tema, expondo de maneira indireta um tema atemporal e problemático.

Outros destaques do CD são "Máquina Manipula", que execra a maneira como tentam nos tornar descartáveis, e "Senhor das Riquezas", que tem o único e pequeno solo de guitarra do CD.

Em relação à parte gráfica, os caras nos apresentam um trabalho completo, com letras, fotos e detalhes técnicos. Na capa, a decadência humana causada pela manipulação religiosa, radiação e monstros que criamos.

Diferente da designação do nome, a Acefalia tem muita cabeça e potencial. 
E que venha um próximo trabalho tão bom  quanto este.

[Facebook]

(por Léo Quipapá)

                                               << Voltar ao Site